KAFLY AIRLINES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

KAFLY AIRLINES

FÓRUM PARA PILOTOS DA KAFLY AIRLINES
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Voando IFR no ATP:

Ir para baixo 
AutorMensagem
Luiz KAF 277

Luiz KAF 277


Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/05/2008
Idade : 34

Voando IFR no ATP: Empty
MensagemAssunto: Voando IFR no ATP:   Voando IFR no ATP: Icon_minitimeQua 21 maio 2008, 23:13

Surgido em 1989, o programa Flight Assignment ATP, ou simplesmente ATP, da Sublogic é na minha opinião um dos melhores simuladores de IFR já surgidos. Concordo que seus gráficos não tem como ser comparados aos do FS. Mas em termos de realismo de simulação ele é um dos melhores, possivelmente o melhor.
O ATP possui um painel IFR BEM melhor que o do FS5. Conta inclusive com um HSI (Horizontal Situation Indicator) e com um RMI (Rádio Magnetic Indicator) que facilitam enormemente a orientação no vôo por instrumentos. Explicarei aqui os princípios básicos do funcionamento destes dois instrumentos.

O RMI:

O Rádio Magnetic Indicator é um giro direcional, acoplado a uma bússola magnética remota (Flux Gate) localizada em uma das pontas das asas, a fim de minimizar o efeito do campo magnético do avião. Essa bússola envia informação precisa do Norte Magnético ao cartão de um giro direcional contendo os 360 graus, e cuja precessão é corrigida permanentemente, mantendo-se o norte do giro sincronizado por amplificador com o norte magnético da fluxgate. Os ponteiros desse instrumento podem exibir sobre um mesmo eixo e alternativamente até mesmo as indicações dos ADF’s 1e2 e também dos VOR’s 1e2. O interessante desse instrumento é que ele tem a capacidade de "transformar" um VOR em um ADF de grande precisão, isto é, o seu ponteiro pode apontar diretamente para uma estação de VOR, nos permitindo instantaneamente saber qual o curso para o VOR, sem termos que usar o OBS, pois o OBI está constantemente exposto integralmente aos nossos olhos, e os ponteiros constantemente nos mostrando o curso para e a radial do VOR. Outra vantagem é que ele mostra diretamente o QDM para um NDB, sem termos que fazer aqueles cálculos com marcações relativas. Mas o piloto deverá ter uma atenção muito grande ao usar as combinações possíveis no RMI, têm acontecido incidentes e acidentes porque alguns pilotos se têm distraído e confundido as indicações dos VOR com as de NDB.

Veja os seus componentes:
Voando IFR no ATP: Image319
Vamos ver um exemplo: Suponha que estamos voando com proa 010 e passando próximos a um NDB e um VOR. Para acharmos o QDM e o curso respectivamente, teríamos que aplicar todas aquelas técnicas já ensinadas. Com o RMI basta selecionar o indicador 1 para ADF e o indicador 2 para VOR e temos a visualização imediata da nossa posição. Veja a figura:
Voando IFR no ATP: Image320
Note que se não tivéssemos o RMI teríamos que somar à nossa proa a relativa de 310 graus, para achar o QDM 320. Teríamos ainda que girar o OBI até o indicador ficar em TO e centrar o CDI para saber qual o curso. No RMI basta olharmos diretamente para os ponteiros para vermos que estamos no QDM 320, CURSO 060 e se olharmos para a traseira da seta veremos que estamos na RADIAL 240. Veja com o ele pode lhe facilitar a vida em um procedimento arco DME: Basta Selecionar um dos ponteiros indicadores para o VOR do procedimento e mantê-lo sempre no seu través durante o arco, após atingir a distância requerida no procedimento. O RMI nos dá uma visão completa da posição do avião com referência aos NDB’s e VOR’s. Estamos sempre na cauda do ponteiro, com a proa indicada na bússola giro-magnética, o centro do instrumento (eixo dos ponteiros) é a antena e a ponta do ponteiro, o curso para a estação. O CDI do VOR vê ampliado um setor de 20 graus que envolve nosso curso ou radial selecionada, e adiciona precisão multiplicada nas aproximações para pouso. Mas acima de 10 graus de ângulo para cada lado, não indica mais nada, se não formos girando manualmente o OBS. O RMI faz tudo isso para nós e nos leva tranqüilamente para o setor de 20 graus qu e queremos voar no centro.

Façam bom uso...

ABraço

Luiz Dias
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43135933
 
Voando IFR no ATP:
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Voando IFR em Rota:

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
KAFLY AIRLINES :: Geral :: Regras e Dicas-
Ir para: