Caros Colegas:
Para padronizar o nosso procedimento de controle de vôo, precisamos fazer uma
padronização simples da Kafly, que não será diferente do que ocorre no mundo real.
Notamos alguns controladores e pilotos preocupados em não decolar aeronave
porque existe uma outra em aproximação, às vezes ainda muito distante; notamos pilotos preocupados com tráfego muito próximo, etc. etc.
Vamos adotar umas regras bem simples:
VÔO IFR:
Separação mínima longitudinal de 10 NM
ou
Separação mínima vertical de 1.000 ft.
VÔO VFR:
Separação longitudinal e vertical por conta do piloto.
O controlador pode informá-lo dos tráfegos IFR por perto.
Separação vertical mínima de 500 ft.
POUSOS E DECOLAGENS:
Nunca duas aeronaves devem estar sobre a mesma pista simultaneamente.
A idéia é sempre pousar um e decolar outro, e assim sucessivamente.
Vamos manter separação mínima entre decolagem e pouso (pouso e decolagem)
de 3 minutos. (Isto quer dizer que, se tiver uma aeronave numa longa final de
12NM, dá tempo para uma outra alinhar e decolar).
Achamos que estas simples padronizações para separações e pousos/decolagens
irão nos ajudar bastante.
Estamos ao dispor de todos os controladores para ajudá-los e sermos ajudados.
Quem desejar se aprofundar no assunto, controladores da aviação real têm uma
"bíblia" chamada ICA-100-12. Está disponível na internet à todos.
Abraço
SLC