KAFLY AIRLINES

FÓRUM PARA PILOTOS DA KAFLY AIRLINES
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Joystick Caseiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
KAF-008



Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/01/2009

MensagemAssunto: Joystick Caseiro   Sab 03 Jan 2009, 21:46

Bem pessoal, as fotos a seguir são de gambiarras e tem como finalidade incentivar o pessoal que gosta de construir seu próprio painel,cockpit etc.
Espero que com esta iniciativa vocês também postem suas invenções e adaptações de gambiarras.
Vou procurar explicar em cada uma das fotos do que se trata e como construir, ficando à critério de vocês modificarem da maneira que acharem necessário. Isto é só uma idéia de como começar a construir um manche,joy ou volante a partir do que você já tem em casa.

Este é o meu joystick que eu uso para simular (SideWinder Force Feedback Pro). A partir de um outro joy igual à ele que eu iniciei minha gambiarra.

Aí estão os dois. O de trás original e o outro um volante de F-1 adaptado.

Visão frontal do volante. Observem 8 botões, 4 em cada lado... Estes botões seriam uma extensão dos controles originais do joy, que tem um total de 4 ângulos de visões e 4 botões.

Visão do mecanismo que obedeceria o comando de ailerons para fazer as curvas do carro.

Outro ângulo de visão...

Outro ângulo...
Utilizei cano de PVC de 3/4 de meia e cano de PVC de 1 polegada, durepóx, parafusos, raios de bicicleta para fazer as astes que vão fazer com que o volante vire..Tudo moldado com durepóx como podem ver..

mais uma..

toma outra, hehehe.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
KAF-008



Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/01/2009

MensagemAssunto: Re: Joystick Caseiro   Sab 03 Jan 2009, 21:49

Agora vou lhes mostrar outra gambiarra, desta vez para um simulador de vôo ou carros..

Para construir o manche utilizei ferros de piscina. E para construir o volante utilizei vergalhões e ferros de piscina.

Outro ângulo.. Pra quem tem intimidade as peças são ponteadas com solda elétrica.

Nesta foto começei a forração do volante. Utilizei aquele material macio que vem embalando alguns materias eletro-eletrônicos, parecido com isopor..Amarrei com barbante de nailon e começei o acabamento final com uma fita preta usada em oficinas de eletricistas de auto. obs: esta fita não é adesiva.. é para fazer chicotes da fiação elétrica do automóvel. Observem no fundo do volante um teclado sem as teclas que seriam colocadas prosteriormente, observe à baixo. E a parte escurecida atrás do volante é parte de uma cafeteira, hehehe.

Teclado, cafeteira boa e cafeteira escangalhada. Obs: Não desmonte a cafeteira da sua esposa, pode ficar mal na fita. hehehehehehehe

Visão lateral com manche.

Frontal com manche.

Neste joypad foi acrescentado um cabo serial de 15 pinos. Observem que ele está com o cabo original USB e com o outro

Aqui vemos ele aberto, você deverá pegar do circuito somente os comandos que deseja repetir do joypad e transferi-los para interuptores ou potenciômetros na parte frontal do seu painel ou do seu volante ou do seu manche ou, como está aí, no teclado desmontado.

Potenciômetro e plug fêmea de 15 pinos.

Pra entender o comentário de cima..

Bom, nesta foto, observem, no final do eixo tem um potenciômetro com os fios ligados e devidamente soldados.. Estes fios vem do joypad, lá do circuito com os comandos que eu desejo trazer em forma de potenciômetro ou interruptor para a parte frontal do teclado. Obs: Este teclado está sem o circuito, é apenas um painel que serão aproveitados as teclas que poderão ser usadas de acordo com sua preferência,ok?

Parte de trás do volante.

Nesta foto a parte eletrônica do teclado. Para concluirmos tudo que foi mostrado e falado, quem observou bem vai entender que você poderá ter um volante/joy/manche ligado à um joypad e a um teclado na qual você escolhe os comandos que deseja colocar nas teclas, transferindo no caso do teclado para interruptores, miniaturas ou maiores, vai de seu gosto.. O circuito da direita tem vários fios soldados..O da esquerda é um circuito de outro teclado e está original.. Mais abaixo verá a folha de plástico que tem as ligações do teclado..Na verdade são 3 folhas, 1 em cima, a do meio que separa e a de baixo. As trilhas do circuito eletrônico dividem uma quant. pra ligações de cima e outra quant. para ligações de baixo.. Você devetá ter o trabalho de identificar todas as trilhas e aproveitar somente as letras que deseja para aplicar em um comando, por exemplo: no circuito da esquerda temos na parte de cima(das ligações plásticas do teclado) 13 trilhas e na de baixo também.. Você deverá enumerá-las de 1 à 13 todas as partes para pegar somente os comandos que deseja, por exemplo, a letra G é acionada com a trilha 4 de cima e 8 de baixo que também ligam várias outras combinações, isto é só um exemplo. Dá trabalho, mas você poderá ter qualquer e quantos comandos quiser. Quem se interessar explico melhor em outra oportunidade, abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Doctored

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/05/2008
Idade : 51

MensagemAssunto: Re: Joystick Caseiro   Dom 08 Fev 2009, 16:42

Putz João ..fiquei curioso ..mas parece que as imagens não estão carregando(link bichou) !!!

Tenta revisar ai p/ gente ver o FRANKSTEIN !!

Abraxxxiiss

Edison KAF260
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Joystick Caseiro   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Joystick Caseiro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedal Caseiro
» [Internacional] Iraquiano constrói helicóptero caseiro para proteger seu país
» Qual joystick comprar??
» Dúvida quanto Joystick.
» Criando um pedal para rudder!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
KAFLY AIRLINES :: Geral :: Boteco da Kafly-
Ir para: