Sabemos que para melhorar a separação e segurança do tráfego aéreo, foi decidido que o nível de vôo dos aviões deve seguir de acordo com sua proa.
O sistema semi-circular de nível de vôo é também conhecido por "NEODD-SWEVEN", ou seja nordeste ímpar, sudoeste par.
Mas já veremos que existem diferentes tipos de regras de nível de vôo em alguns espaços aéreos do mundo.
Sobre RVSM:
Essa imagem representa um espaço aéreo pádrão sem o RVSM:
Note que acima do 290 até o 410 a separação começa a ser de 2000 em 2000, e a regra par-impar se modifica para aumentar a separação;
No espaço RVSM, a separação continua de 1000 em 1000 e a regra par-impar permanece.
Segue uma imagem do site faa.gov que representa a implementação do RMSV no mundo.
E aproveito para observar que na Nova Zelândia isso é válido para todo espaço aéreo ( ou seja separação de 1000 em 1000 até acima do 410!)
Em quase todo espaço aéreo do mundo, se voa de acordo com a proa:
Eastbound ou oeste>leste - Proa de 360º a 179º Nível ímpar (ODD)
WestBound ou leste<oeste - Proa de 180º a 359º Nível par (Even)
Esse é o chamado Standard ICAO, é o que temos no Brasil,
Mas para complicar um pouco a nossa vida ou sabe-se lá porque, em alguns países, no espaço RVSM (entre o 290 e 410) é utilizado a regra "north-south RVSM"
Atenção ao voar nesses países, eles são:
França, Itália, Marrocos, portugal, Espanha, Suíca e Tunisia.
A regra no espaço North-south RVSM é:
Northbound ou Sul-Norte - Proa de 270º a 089º - Nível ìmpar (ODD)
Southbound ou Norte-Sul - Proa de 090º a 269º - Nível Par ( Even)
Importante observar que abaixo do 290 a regra é a mesma do Standard ICAO.
Importante observar que abaixo do 290 a regra é a mesma do Standard ICAO.
Na Nova Zelândia, onde temos o RVSM implantado em todo espaço aéreo, a regra é north-south também em todo espaço aéreo, com a diferença que ao contrário dos outros países, o northbound será par e ou southbound impar.
Parece complicado no começo, mas na verdade que é tudo muito simples.
A tabela foi tirada do site da VPA, não coloquei o link direto pois precisa estar logado, então aproveitei e fiz umas adaptações para o português tentando deixá-la mais clara.
Segue:
FLIGHT LEVELS TABLE
Então só pra complicar mais um pouquinho, mas desta vez finalizando e tentando ser "definitivo" como pediu o Léo Concon, temos em alguns país do mundo o sistema métrico de nível de vôo!
Atenção ao voar nesses países: China, Rússia, Mongólia e quase todos da "CIS" ou "CES" (Comunidade dos Estados Independentes, aqueles que separaram da ex- URSS), exceto pela Ucrânia e as FIRs : Minsk, Kaliningrad, Vilinus, RIGA e Tallinn.
Normalmente ao se entrar nessas aréas é necessária uma pequena subida ou descida para su ajustar as regras de nível.
Ainda observo que na Ucrânia, na Lituânia e parte da Rússia já se usa o sistema RVSM, mas as altitudes (abaixo do nível de transição) permanecem métricas.
Agora vamos a tabela do sistema métrico:
METRIC FLIGHT LEVELS TABLE
Pra fechar, é importante lembrar que no sistema métrico, os níveis (acima da TA) são expressos com um S e 4 dígitos (Sxxxx) enquanto as altitudes (abaixo do TL) são indicadas por um M e 4 dígitos (Mxxxx)
Façam bom uso...
ABraço
Luiz Dias