O transponder envia informações do vôo da sua aeronave para os radares de controle. Assim, o controlador saberá qual a sua altitude e velocidade, permitindo que ele preste serviços-radar durante o seu vôo.
Identifique no painel de radios da sua aeronave o transmissor do transponder. Ele utiliza 4 dígitos de 0 a 7 cada.
O ATC, quando da aprovação do Plano de Vôo, atribuirá um código de transponder a ser utilizado pela sua aeronave durante o vôo.
Piloto
Após a aprovação do seu Plano de Vôo, abra o painel de radios e ajuste os 4 dígitos no seu transponder, mantendo-o em StandBy.
No momento em que sua decolagem for autorizada, o piloto deverá acionar o transponder em modo C (Charlie).
Na chegada o transponder deve ser mantido em modo Charlie até o momento em que sua aeronave liberar a pista de pouso, colocando-o em Standby para o taxi.
Códigos utilizados
O ATC poderá atribuir qualquer código, à exceção dos códigos reservados e de emergência.
Apresentamos a seguir os códigos de transponder utilizados :
Padrões
CÓDIGO USO
1200 Estados Unidos - vôo VFR e antes de receber instruções do ATC
2000 Brasil - vôo VFR e antes de receber instruções do ATC
7000 vôo VFR na Europa
Reservados
CÓDIGO USO
0001 a 0027 Vôos médicos e ambulância aérea
0030 a 0037 Calibração de radar ou setor
1000 a 1117 Operações militares
7020 a 7037 Polícia
7501 a 7557 Polícia
7000 a 7017 Vôos acrobáticos
7701 a 7727 Operações SAR (Busca e Salvamento)
Emergência
CÓDIGO USO
7700 Emergência geral (fogo, low power, low fuel, etc.)
7600 Falha no equipamento de comunicação
7500 Interferência ilícita (seqüestro)
Emergência
Na aviação real, quando um comandante identifica uma das situações de emergência, ele muda o código do transponder de sua aeronave, como forma de informar aos controladores que se encontra em emergência. Na tela radar as informações da aeronave ficam vermelhas indicando o tipo de emergência (geral, comunicação ou sequestro).
Na Vatsim, é permitida a declaração de emergência pelo piloto, através do acionamento dos códigos 7700 ou 7600. Quando solicitado por um controlador, o piloto deverá encerrar imediatamente sua emergência ou desconectar.
Os códigos de emergência têm sido utilizados em caso de check de controladores, como forma de avaliar sua capacidade de lidar com situações inesperadas.
É proibida a simulação na rede Vatsim de qualquer situação ilegal. Assim, é absolutamente proibida a simulação de sequestro, ficando proibido o acionamento do código transponder 7500, bem como qualquer declaração de sequestro por fonia ou texto.
Aprovação PV
Durante a aprovação dos Planos de Vôo, designe códigos de transponder seqüenciais, para não correr o risco de repetir o mesmo código para aeronaves diferentes.
Por exemplo, na Academia, onde os códigos utilizados começam por 01, use 0100, 0101, 0102, ...
ASRC e VRC
Com a entrada em operação do ASRC e do VRC, o acionamento do transponder correto, atribuído para a aeronave, é fundamental.
Caso a aeronave esteja usando um código diferente do atribuído, as informações mostradas na tela do radar são parciais, dificultando o controle.
Nestes radares, as aeronaves com transponder em 2000 (vôo VFR), apresentam somente as informações de altitude e velociade, não mostrando as demais informações da aeronave.
Normalmente, após contato com um ATC, os vôos VFR também recebem um código transponder, para que o ATC receba as informações da aeronave e possa prestar serviços-radar quando necessário.
Façam bom uso...
ABraço
Luiz Dias