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 Voando IFR em Rota:

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Luiz KAF 277

Luiz KAF 277


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Data de inscrição : 21/05/2008
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MensagemAssunto: Voando IFR em Rota:   Voando IFR em Rota: Icon_minitimeQua 21 maio 2008, 23:16

O vôo em rota é feito com o auxílio das ERCs (Enroute Charts). Muitos de seus símbolos são iguais aos usados nas IAC's. Veja um exemplo de ERC na figura abaixo. Este é um detalhe da ERC L2, mostrando a área próxima a Campo Grande (MS).
Voando IFR em Rota: Image324
Veja uma linha tracejada que existe na carta. Chamamos essa linha de Linha Isogônica. Ela é de fundamental importância para o nosso vôo. Para sabermos qual rumo voar entre um ponto e outro, devemos saber qual a Declinação Magnética da região. A declinação magnética é a diferença entre o Norte Magnético e o Norte Verdadeiro. No caso desta região, a declinação é de 14 graus Oeste (veja o 14W sobre a linha) Devemos então SOMAR este valor ao rumo verdadeiro, lido com um transferidor entre um meridiano e a nossa rota. O valor resultante será o nosso rumo magnético, que é o que deveremos colocar na bússola. Caso a declinação fosse leste, deveríamos SUBTRAIR o seu valor do rumo verdadeiro. É de fundamental importância saber a declinação das áreas sobre as quais voaremos. Um desvio de 1 grau nos afasta por volta de 1 Nm a cada 60 Nm voadas.
Veja o limite da TMA de Campo Grande, as freqüências de comunicação e as aerovias que saem do VOR de Campo Grande. TODOS OS RUMOS MOSTRADOS SÃO MAGNÉTICOS. Veja as posições TERER, BASIK E ALDA, que são os fixos de limite de TMA. São definidos pelas radiais e distância de 54 Nm. Veja a posição UZINA, ela é definida pela radial 145 de Campo Grande e QDM 204 para o NDB Primavera (PPA-290). Tod os os fixos marcados com um triângulo preto são fixos de notificação compulsória, ou seja, você deve reportar ao ATC a sua passagem por eles. Os triângulos brancos são fixos de notificação a pedido, ou seja, você só deve notificar caso seja solicitado.

Veja as aerovias. Note que existem níveis MÍNIMOS de vôo em aerovia. De acordo com o rumo MAGNÉTICO que estamos voando devemos manter níveis específicos, de acordo com a tabela. Todos os níveis são em relação ao ajuste de 1013,2 Hpa (ou seja, o QNE).

Vôos VFR

RM de 000 a 179 : Fls 035, 055, 075, 095, 115, 135

RM de 180 a 359 : Fls 045, 065, 085, 105, 125, 145

Vôos IFR

RM de 000 a 179 : Fls 030, 050, 070, 090, 110, 130, 150, 190, 210, 230, 250, 270, 290, 330, 370, 410, 450 etc

RM de 180 a 359 : Fls 020, 040, 060, 080, 100, 120, 140, 160, 180, 200, 220, 240, 260, 280, 310, 350, 390 etc

Isso significa que caso o seu rumo magnético esteja entre 000 e 179 você deverá voar VFR nos níveis 035,055,095... e caso esteja IFR você deverá voar nos níveis 050, 110, 130... Caso se u rumo esteja entre 180 e 359 os níveis de vôo seriam 040, 060, 120, 260 etc. Note que não são permitidos vôos VFR acima do FL145. Note também que acima do FL290 os níveis sofrem um espaçamento de 2000 pés para rumos opostos. Em aerovias de mão única você poderá voar em qualquer um dos níveis. Veja que estes níveis de vôo são referentes aos RUMOS magnéticos, e não à PROA. Se estivéssemos voando, por exemplo, com rumo magnético 002, mas por causa do vento mantivéssemos proa 355, deveríamos estar, por exemplo, no FL090 ou 110, ou 270 etc.
Procure fazer um planejamento cuidadoso do seu vôo. Calcule os estimados de sobrevôo de cada fixo, bem como o estimado para o ponto de nivelamento e de descida.Veja como calcular o seu ponto de nivelamento (TOC) e o seu ponto ideal de descida (TOD)

Cálculos de Navegação:
Para saber a que distância do ponto de partida estará o seu ponto de nivelamento, primeiramente subtraia do seu FL proposto de cruzeiro a altitude do aeródromo de partida. Divida esse valor pela razão de subida que você empregará e terá seu tempo de subida. Ache a sua VA média de subida. Para isso some a altitude do aeródromo de partida com a altitude do FL proposto de cruzeiro e divida por dois. Calcule a VA que será atingida nesta altitude para a VI de subida (aumenta cerca de 2% para cada 1000 pés). De posse da VA média e do tempo médio de subida ache a sua distância de subida. Marque esta distância, lembrando-se de que, caso esteja fazendo um procedimento de subida IFR, você terá que levar em consideração a distância voada no procedimento. Vá medindo as distâncias entre os waypoints na sua rota (ou use um programa de cálculo) e anote os tempos de vôo e os horários estimados de sobrevôo destes waypoints .
Durante o vôo vá conferindo os tempos de vôo com os seus estimados, a fim de ver se você está com vento de proa ou popa. Para o cálculo do ponto de descida, proceda de maneira análoga à do cálculo do TOC, usando a sua VI de descida e fazendo o cálculo da VA média de descida, para a altitude média de descida, que é a média entre o seu FL de cruzeiro e a MSA do setor pelo qual você está se aproximando. Ao chegar ao navaid de início do procedimento, você poderá descer em órbita para a altitude de início do procedimento IFR. Caso você esteja em condições VFR, desça para a altitude correspondente à elevação do aeródromo mais 1000 pés, caso queira efetuar um pouso visual.Vejamos um exemplo:

) Decolaremos de um aeroporto situado a 500 pés de elevação. Voaremos no FL150 até um aeroporto localizado a 520 Nm de distância e a uma elevação de 2000 pés. A MSA para esse aeródromo é 5000 pés.

2) Faremos a subida a 150 KIAS e 1000 ft/min. O vôo de cruzeiro será feito a 210 KIAS e a descida a 250 KIAS e 500 ft/min.

3) Calculamos o tempo de subida. Subtraia 500 de 15000 (o nosso FL de cruzeiro) e divida por 1000. O resultado será 14.5 minutos. Calcule agora a sua VA média de subida. Some 15000 com 500. Vai dar 15500. Divida esse valor por dois. O resultado será a nossa AMS, que no caso será 7750 ft.Considere para cálculo que a VA aumenta 2% para cada 1000 pés, ou seja, a 7750 ft a nossa VI de 150 KIAS resultará em uma VA de 173 KTAS. Essa será a velocidade que usaremos para achar a distância até o TOC. Multiplique a VA média de subida pelo tempo de subida e divida por 60. O resultado será a distância até o TOC. No nosso caso será 41.8 NM.

4) Marque no mapa 39 NM na rota que você percorreu entre o aeródromo e o TOC. O tempo de vôo para o próximo waypoint será calculado com base na nossa VA de cruzeiro. Para o FL150 e uma VI de 210 KIAS a nossa VA será de 273 KTAS.

5) Para acharmos o TOD faremos o seguinte: A MSA do aeródromo é de 5000 ft. A nossa AMD será a soma da MSA com o FL de cruzeiro e depois dividimos o resultado por dois (5000 + 15000=20000/2=10000) Para uma VI de descida de 250 KIAS e AMD de 10000 pés teremos uma VA média de descida de 300 KTAS. Deveremos descer de 10 para 5 mil pés a 500 ft/min, logo gastaremos 10 minutos na descida. A 300 KTAS percorreremos 50 NM. Marque esta distância do aeródromo para a rota, ou seja, deveremos iniciar a descida a 50 NM do aeródromo. Veja que o nosso percurso em rota foi de 520-39-50 = 431 Nm. A 273 KTAS gastaremos 1 hora e 34 minutos de vôo.

6) É importante frisar que caso tenhamos vento de proa ou de cauda durante o vôo a nossa VS irá ser diferente da VA. Confira sempre os seus estimados com o tempo de vôo real, principalmente em etapas onde o combustível estiver no limite. O regulamento manda que você tenha combustível para voar até o destino, mais a alternativa e mais 45 minutos de vôo. Para vôos de linha aérea regular, o combustível necessário deve ser suficiente para voar até o destino, mais 10% do tempo de vôo até o destino, mais o combustível necessário para ir até a alternativa e ainda ter 30 minutos de reserva a 1500 ft acima do nível do aeródromo.
Veja a figura na página seguinte.
Voando IFR em Rota: Image325
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http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43135933
 
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