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 O Arco DME:

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Luiz KAF 277

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Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/05/2008
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MensagemAssunto: O Arco DME:   Qua 21 Maio 2008, 23:12

Quando um aeródromo está localizado em uma área montanhosa e/ou possui tráfego intenso, geralmente o procedimento usado é do tipo Arco DME. O arco DME c onsiste em fazer com que as aeronaves procedentes de setores diversos contornem o aeródromo a uma distância constante a fim de interceptar a aproximação final . Veja um exemplo de procedimento Arco DME, para a pista 10 de Santarém (PA).


Veja que a órbita é executada sobre um fixo, no caso o fixo ILHA, que está localizado na RADIAL 275 (curso 095) a 8 DME do VOR STM. Note os outros fixos (TAJAX, BIDOS, ARPUN, LADIR, CUICA) que são fixos do limite da área terminal (TMA) de Santarém. Cada um desses fixos vem de uma aerovia e estão localizados a 54 Nm de STM. Neste caso o arco é de 10 milhas de raio. Deveremos estar nele a uma altitude de pelo menos 2000 pés. Vamos supor que estamos vindo pela aerovia W-23, na RADIAL 228 ou CURSO 048 (048 TO). Para ingressarmos no arco deveremos fazer uma curva para a esquerda. Para mantermos constante a distância do VOR, devemos imaginar a direção de vôo do avião sempre perpendicular ao curso para o VOR. O nosso objetivo é iniciar uma curva para uma proa 90 graus MENOR que o curso direto para o VOR, caso o arco seja no sentido horário. Caso o arco seja no sentido anti-horário, a curva seria para um rumo 90 graus MAIOR que o curso direto para o VOR. Note que temos no mesmo procedimento arcos no sentido horário (setor sul) e anti-horário (setor norte). A distância a partir da qual vamos iniciar a curva depende da velocidade do avião. Note que há uma distância máxima, que é 12 Nm. Faremos a entrada no arco usando a razão de curva padrão de 3 graus/seg. para saber o quanto antes devemos iniciar a curva faça o seguinte: Subtraia a sua velocidade de 40 e divida tudo por 100; essa é a distância do arco a partir da qual você deve fazer a curva. Suponha que estamos nos aproximando a 130 Kts de VS ou VA se não tivermos a VS. Teremos então 130-40=90/100=0.9+10=10.9 Deveremos iniciar a curva de 90 graus para obter o través, a 10.9 Nm do VOR, a fim de terminá-la e manter o arco de 10 Nm. Uma vez no arco, deveremos manter uma razão de curva igual à variação do curso. Quanto mais próximos estivermos do VOR e/ou mais rápido voarmos, maior deverá ser a inclinação lateral. Vejamos na prática como fazer o procedimento.

Suponha que estamos nos aproximando do VOR na radial 228, você poderá treinar o arco DME em, qualquer outro aeroporto, mantenha apenas uma altitude de segurança e tenha em mente que na aproximação final você possivelmente não sairá alinhado com a pista. Veja a figura abaixo.


Vamos analisar as seguintes etapas:

1- No VOR 1 você deve colocar o CURSO 048 (048 TO). A barra deverá estar centrada (estou supondo que você esteja na radial 228/curso 048). Mantenha uma velocidade de 120 Kts. A distância de início da curva será de 10.8 Nm, de acordo com aquela regra. Deveremos então iniciar uma curva de 3 graus/seg. para a ESQUERDA, para a proa 318, que é 90 graus menor que o rumo 048. Na verdade deveremos terminar a curva em 323 graus, pois ao fazer a curva ele já terá interceptado a radial 233. Note que à medida que fazemos a curva nos vamos afastando do curso 048. Vá aumentando o rumo no OBI de modo a manter a barra centrada. Para saber qual a proa que você deveria estar naquele ponto, basta subtrair 90 graus (ou somar se o arco for no sentido anti-horário) do CURSO que está no OBI (admitindo que a barra esteja centrada e o indicador em TO). Você também pode somar 90 graus à RADIAL se o arco for no sentido horário (ou subtrair 90 graus da RADIAL se o arco for no sentido anti-horário). Você deverá terminar a curva quando estiver cruzando aproximadamente o curso 053.

2- Neste ponto a sua proa deverá ser a 323. Vá fazendo uma curva para a direita, de modo que a sua proa seja sempre 90 graus menor que o rumo no OBI (lembre-se que se o rumo for por exemplo 060, a sua proa deverá ser 360+060=420-90=330) Caso seja mais fácil, você pode somar 90 graus à radial (no caso 233+90=323) . Caso a distância caia abaixo de 10 Nm, reduza a sua razão de curva. Caso a distância aumente, aumente a sua razão de curva.

3- Estamos cruzando a RADIAL 250 (o VOR está em 070 TO) nossa proa deve ser 250+90=340 (ou 070-90= -20+360=340) Uma dica para o caso de você se confundir no cálculo é usar o giro direcional. A proa que aparece no OBI quando ele estiver centrado e em TO deve estar sempre no seu través. Veja que na figura o 070 está no través direito do avião do Giro Direcional.

4- Mantenha-se no arco até cruzar a radial 265 (085 TO). Ela é o que chamamos de "Leading Radial" .Ao cruzá-la, aumente a sua razão de curva para o padrão de 3 graus/seg. e intercepte o curso de aproximação final (095). Para a descida DELTA 3 de Santarém o perfil vertical é o seguinte:

5- Fique alerta para o fato de que após a "leading radial" a interceptação do curso de aproximação final é rápida.

6- Estamos agora estabilizados no CURSO 095 (RADIAL 275 ). Veja o perfil vertical da descida



Veja que deveremos manter 2000 pés até o fixo ILHA, que está a 8 DME no curso 095. Em ILHA faremos a órbita, caso ordenado pelo controle, ou então iniciaremos a aproximação final, mantendo a razão de descida apropriada para a nossa velocidade. Note que há um fixo a 2 DME que deve ser passado a uma altitude de pelo menos 730 pés. A MDA é 680 pés para aproximação direta e 760 pés para circular.

Façam bom uso...

ABraço

Luiz Dias
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